Quando chega dezembro é comum que as lojas recebam clientes que nunca sequer pisaram lá. E isso, meus amigos e minhas amigas, é uma oportunidade extraordinária!
Neste ponto, nada é mais importante do que uma experiência de compra primorosa, que sempre começa com um bom atendimento.
Teu cliente tem expectativas e quando o atendimento consegue superar estas expectativas, pronto. O cliente está fidelizado!
Não há nenhum processo místico ou um amontoado de jargões para definir como se deve atender devidamente um cliente. Basta encantá-lo superando suas expectativas.
E como estar pronto para fazer isso?
Conhecendo seu cliente e mapeando suas expectativas.
Mas calma. Muitas empresas acabam gastando energia com técnicas muito avançadas e esquecem do “arroz com feijão”. Por isso, antes de complicar, certifique-se que a sua empresa já faz o básico bem feito.
Veja como fazer:
Sorrir, cumprimentar, olhar nos olhos, nunca dar ordens para o cliente e manter uma postura receptiva é o mínimo, mas uma poderosa base.
Sem isso, nada mais funcionará.
- Organização e consideração
Na hora do rush é que o bom atendimento se prova. Garanta que mesmo com a loja lotada nenhum cliente fique esperando e se esforce para que todos se sintam bem-vindos!
Aja com gentileza e não permita que o cliente tenha a impressão de que está atrasando seu dia.
O cliente mesmo sem dizer, mostra o que quer e quando não está satisfeito com algo. Perceba estes sinais. Isso pode definir se o cliente vai comprar ou não; ou até mesmo se vai comprar 100 ou 1000.
É muito comum que nesta época, o cliente fique confuso sobre o que deve comprar. Por isso esteja pronto para interagir com o cliente de maneira natural e auxiliar de verdade o processo de escolha dele.
Mas cuidado opiniões pessoais. Elas deverão auxiliar e não sobrepor as opiniões do cliente.
Um bom atendimento deve causar no cliente a vontade de querer voltar. Por isso, mesmo que ele dê trabalho, mesmo que não seja como você achava, mesmo que ele revire a loja e não compre nada, faça o seu melhor.
Acredite, o cliente é mestre em perceber isso.
Com o básico bem feito, pode se preparar para um natal de muitas vendas e clientes garantidos para o ano todo!
Mas, não adianta você atrair muitos clientes, vender muuuito e manter seu controle financeiro renegado, e todo bom controle financeiro começa com o fluxo de caixa. Como esta o fluxo de caixa da sua empresa? Entenda de uma vez por todas como o fluxo de caixa pode ajudar a sua empresa.
Abraços,
Equipe Blog Sommus.